quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Oruro



Olá povo! Estou de volta para mais um "post". Dessa vez a cidade é Oruro, cidade que se encontra na parte central do país e ao sul de La Paz.
A cidade que se encontra nos altiplanos andinos não tem muito a oferecer. Apresenta diversas características que outras cidades bolivianas também apresentam, porém, com muito menos beleza. O centro da cidade é bem pequeno e tumultuado, assim como em quase toda a Bolívia, mas em Oruro as coisas parecem se complicar mais, com muitas cholas vendendo suas "artesanías" na calçada estreita e grande movimentação de carros. A cidade não nos surpreendeu nem um pouco, em nenhum aspecto. Porém, vale lembrar que o carnaval no país tem em Oruro sua principal sede, onde diversas culturas de inúmeros locais da Bolívia se deslocam à cidade na época festiva. Há estimativas de que na semana do carnaval Oruro movimente cerca de 6 milhões de dólares, tamanha é a festa. Outra lembrança válida é a de que a festa no país não tem muita relação com a ideia que temos no Brasil, por lá as festividades ficam por conta de desfiles com máscaras, assim como antigamente acontecia com mais frequência no Brasil, porém, com uma relação muito mais religiosa, onde se tem diversos tipos de danças, entre elas a Diablada, que se caracteriza por um desfile onde há pessoas vestidas com máscaras que fazem alusão ao Diabo, e com vários significados religiosos e representações teatrais, e que tem por característica principal no final da apresentação a vitória do bem sobre o mal.
Enfim, infelizmente não pudemos visitar a cidade nos tempos de carnaval, mas para os que tem Oruro entre uma cidade e outra no seu roteiro, vale a visita.
Obrigado!

Caio Fernandes

(Oruro)

(Catedral e local onde acontece o desfile de carnaval)

Nenhum comentário:

Postar um comentário