segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Copacabana e Ilha do Sol

Olá todos! Bom, estou de volta para continuar descorrendo sobre a viagem. Apesar dela já ter terminado, e eu ter enontrado algmas pessoas que nos acompanhavam por aqui e adiantado algumas coisas, vou continuar a descrever as minhas impressões sobre os locais que passamos.
Dessa vez a cidade é Copacabana, cidadezinha pequena que beira o lago Titicaca, lago navegável mais alto do mundo e que faz divisa com o Peru. A primeira impressão sobre a cidade foi a melhor possível, pessoas jovens, tranquilas e de certa forma "hippies" caminhando pelas ruas estreitas e movimentadas do local, que claramente tem uma economia voltada para o turismo, tamanha a quantidade de bares/restaurantes, agências e turismo, empresas de ônibus, hotéis e hostels, sem contar nas diversas lojas de artesanatos que podemos encontrar.
Para chegar a cidade, tomamos um carro/táxi em La Paz, por cerca de 30 bolivianos cada um (menos de 10 reais), sendo que a viagem foi de aproximadamente 2 horas e meia.
O caminho para se chegar à Copacabana é bonito, com vistas do lago Titicaca e com direito a um "passeio" de balsa cruzando o lago para continuar a viagem.
Chegando lá, conseguir hostel não foi problema, e acredito que não seja mesmo, devido à quantidade de hostels que se fazem presentes. Porém, a maioria das pessoas passam apenas um dia ou dois no máximo por ali, pelo fato da atração principal ser a Ilha do Sol, de onde se pode tomar um barco ao amanhecer por cerca de 20 bolivianos e voltar à tarde ou mesmo dormir em um dos alojamentos que se encontram por lá. A viagem de barco é bonita e fria! Se um dia se aventurar por essas águas, vá um tanto preparado.
Na Ilha tivemos algumas opções, mas por falta de tempo, preferimos não passar a noite, sendo que somente atravessamos a Ilha da parte do Norte para a Sul, cerca de 3 horas de caminhada. A trilha é um tanto exaustiva e não muito surpreendente em termos de paisagem. Há também na Ilha um museu arqueológico, já que o local abrigou diversas culturas andinas, como a cultura Tiwanaku e a Incaica, mas infelizmente não visitamos o museu por medo de perder o barco de volta.
Enfim, o que nos chateia bastante na trilha são algumas paradas de "pedágio", onde moradores locais cobram o turista para caminhar pela trilha, com a alegação de que o dinheiro servirá para a manuntenção do caminho. Fomos parados 2 vezes, a primeira pagamos 10 bolivianos, na segunda apenas uns 500 metros adiante e após uma leve discussão com o morador não pagamos, e ainda seguimos sob "ameaça" de que mais adiante nos seria cobrado o dobro se não pagássemos o "pedágio".
Ao chegar na parte sul para tomar o barco de volta nada nos foi cobrado, e ainda conversamos com diversas pessoas revoltadas que tiveram que desenbolsar 10 bolivianos para simplesmente pisarem na ilha. Uma "entrada" não obrigatória cobrada por parte dos moradores locais. Mas o cúmulo foi ver algumas "cholas" (mulheres da cultura tradicional da Bolívia), cobrando os turistas que estavam sentado ou deitados na grama apenas esperando o barco deixar o local, uma demonstração clara de exploração um tanto quando inversa, de pessoas mais pobres e humildes sobre alguns turistas que visitam a Ilha.
Enfim, de volta para a cidade de Copacabana ficam duas boas dicas: a primeira é para aproveitar o pôr-do-sol na Ilha se o dia estiver propício para tal. É realmente incrível o tom dourado que o lago ganha com a luz do sol. E a segunda dica, fica por conta de umas barracas mais humildes que ficam de frente para o lago, que vendem peixe (Truta) pescado diretamente do lago, por apenas 20 bolivianos (cerca de 6 reais). O peixe é simplesmente sensacional, e servido com uma generosidade para matar qualquer fome.
É isso, deixo vocês com algumas fotos da cidade e da Ilha.
Obrigado!

Caio Fernandes



(Cidade de Copacabana)

(Pôr-do-sol e lago Titicaca)

 (Pôr-do-sol e Titicaca)

(Truta espetacular, talvez a melhor refeição da viagem toda)

(Ilha do Sol)

(Caminhos e trilhas na Ilha)

(Ilha do Sol)

(Cidade de Copacabana vista do Barco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário