domingo, 9 de janeiro de 2011

Foz do Iguacu

Olá todos. Estamos aqui para os primeiros pareceres da nossa viagem desde a partida de Curitiba, dia 5.
Com uma chegada tranquila ao aeroporto e uma viagem confusa de um ônibus de linha partindo do aeroporto até o centro de Foz do Iguaçu, logo nos instalamos no Hostel Supernova (o qual não recomendo e ficamos apenas uma noite), prontos para no dia seguinte (já no Hostel Paudimar - centro) conhecermos algumas atrações que estão ao nosso redor.
O dia 6 foi de visita ao Paraguai, mais precisamente à Ciudad del leste, onde se pode tomar um ônibus em Foz do Iguaçu que no máximo em 25 minutos ja está cruzando a fronteira, proporcionando a pasagem pela ponte da amizade e do belo rio Iguaçu. De dentro do ônibus mesmo, já se pode ter uma ideia da "loucura" que toma o lugar. Não sei se todos já tiveram a experiência de visitar a 25 de março em SP, se sim, logo se percebe uma semelhança, porém, com algo muito mais intenso no ar.
Ao caminharmos pela cidade, se pode perceber claramente que é um lugar que criou as suas próprias leis, regras e jeito de vida. Onde ruas movimentadíssimas, sacoleiros e pessoas de todos os lugares do mundo, prédios antigos, escuros e com milhares de lojas dão o tom desse território, fazendo com que você a completa sensação (eu achei ruim por sinal) de que tudo está fora de seu controle, e de que não somos capazes de obter as rédeas de qualquer tipo de situação para tentarmos nos adaptar ao lugar. Minha inpressão pessoal (Caio Fernandes) é a de um lugar claramente voltado para o que é, adapatado à esse insano estilo de vida.
Caminhando mais adentro da cidade, começamos a nos deparar com um lugar pobre, com diversos contrastes sociais (não incomum para qualquer frequentador de algum centro urbano brasileiro), onde carros importados convivem com crianças pobres, drogadas e famílias vivendo nas ruas (fato observado em frente à rodoviária).
No dia seguinte (07 de janeiro), fomos o mais cedo possível para o lado argentino da tríplice fronteira, onde um ônibus partindo de Foz do Iguaçu também nos leva direto, levando inclusive vantagens em relação aos carros no quesito fila para a entrada ao país, já que o mesmo tem passagem preferencial. É obrigatória a parada na imigração para o controle de entrada e saída, porém, nada que assuste ou cause maiores problemas, apenas o típico mal-humor dos agentes (fato que parece ser regra em todo o mundo, quase que com a intenção de não deixar o recém chegado tão à vontade assim naquele país), aliás fato que parece ocorrer também com uma chegada de carro ao lugar.
O centro da cidade de Puerto Iguazu  é pacato, lembrando muito inclusive uma cidade de interior brasileiro. Os ônibus com uma aparência velha por fora, são bem confortáveis por dentro, nos levando ao destino até então não mencionado que era o Parque Nacional Iguazu, onde se pode ter uma vista das cataratas pelo lado argentino. A entrada custa 70 pesos argentinos (algo em torno de 30 reais) para pessoas que possuem nacionalidade dos países do Mercosul. O lugar possui diversas trilhas, onde se pode caminhar e ter contado com macacos, tamanduás, aranhas, cigarras, etc...Há também um trem, que faz o mesmo caminho das trilhas, porém, com um pouco mais de conforto e rapidez (e muito mais filas também). Na primeira trilha já podemos ter uma bela vista das cataratas (que graças ao Marcos) eu soube que são provenientes do rio Iguaçu e desenbocam no rio Paraná, enfim, uma bela vista. Porém, a atração mais comentada é a famosa Garaganta del Diablo, onde uma trilha de 3km aproximadamente nos leva ao local. Confesso que não esperava grandes supresas, mas ao chegar no local se tem uma sensação realmente estonteante. Podemos chegar muito perto da imensa catarata, com um volume e uma força de água absurdos, fazendo com quem ao se encontrar com o rio abaixo, levante "fumaças" d'água, sendo impossível observar o fundo, tamanha a violência da queda. Realmente impressionante! Fica a dica para ir no periodo da tarde, que e muito mais facil de se transitar pela menor quantidade de pessoas.
Por fim, está tudo ótimo com todos que aqui chegaram. Chegamos em Assuncao hoje de manha 05:00 horário do Paraguai (que assim como a rgentina está 1 hora atrasado em relação ao nosso fuso). Aqui ficaremos, um dia e meio aproximadamente, mas que espero conhecer bem, principalmente a parte cultural de arquitetura e museus. Amanha 19:30 partiremos para uma looonga viagem ate Sabta Cruz de la Sierra. Mais novas em breve!
Valeu galera, se vocês chegaram até o fim, parabéns! São herois para aguentar tanta baboseira!

Caio Fernandes

8 comentários:

  1. Muito legal até agora, se possível inserir fotos fica show, blz
    Ico e Ane

    ResponderExcluir
  2. achei barbara a narrativa dos fatos desta viajem cheia de contrastes. espero mais novidades desta aventura. bjs carla e cleide

    ResponderExcluir
  3. Tentem colocar umas fotos... a narrativa vai ficar muito mais interessante! E ai, quais foram as impressões de Assuncion? Comeram a sopa paraguaia? Tragam a receita pro Francisco preparar (hehhehe). Vcs vão gostar de Santa Cruz de La Sierra... aproveitem.

    ResponderExcluir
  4. Massa essa trip de vocês!

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo o texto, mas fica melhor com fotos, ajuda na imaginação do leitor!E também ajuda a participar um pouco com vocês da viagem!
    Se divirtam!

    ResponderExcluir
  6. Mtoo bom.... mas nao tem fotinhas nao??? ^^'

    ResponderExcluir
  7. Baboseiras nada!... É, o pessoal da Fronteira deve ter seu "modo de vida de fronteira"; e pensar que isto é nosso, diferentemente da cataratas

    ResponderExcluir